Este artigo é sobre a escola de magia. Para outros significados de "Academia Arcana", veja Academia Arcana (desambiguação).
Academia Arcana
Academia Arcana
Grande Academia Arcana

Categoria

Escola de Magia [1]

Localização

Semiplano[2], cujo principal acesso fica em Valkaria, Deheon[3]

Reitor

Talude [1]

Aliados

Deheon, Protetorado do Reino[4], Wynna[2]

Inimigos

Tormenta[5]

Primeira Aparição

Dragão Brasil 49

Última Aparição

Manual de Classes de Prestígio

A Grande Academia Arcana, ou simplesmente Academia Arcana, é uma academia de artes místicas devotada à pesquisa, ao estudo e ao ensino das artes místicas a todos aqueles que almejam ser magos, obedecendo ao desejo de Wynna. Seu reitor é o arquimago Talude, um dos dois maiores magos de Arton, e seu Corpo Docente é formado pelo seleto grupo de Professores Seniores[1] e também por clérigos de Tanna-Toh[6].

É a maior escola de magia de todo o multiverso[2], e uma das maiores maravilhas do mundo de Arton[7], o centro de seu conhecimento mágico[8], construída no ano de 1095 em um semiplano cedido pela própria deusa Wynna a Talude[2], cujo principal acesso está localizado no reino de Deheon[3]. O sonho de qualquer mago é estudar na Grande Academia.

Acesso à AcademiaEditar

O principal acesso à Grande Academia Arcana fica em uma casa pequena e discreta misturada entre tantas outras em um bairro residencial de Valkaria, onde uma placa de metal envelhecido presa acima da porta diz simplesmente "Escola de Magia". Porta adentro, encontra-se apenas uma escrivaninha, uma cadeira e outra porta na parede oposta. Esta porta fica trancada magicamente e não pode ser aberta ou arrombada por qualquer meio normal[5].

A porta só pode ser aberta através de uma palavra mágica secreta, conhecida apenas pelos frequentadores da Academia. Quando a palavra é dita em voz alta, a porta abre e revela uma passagem mágica dimensional, que leva para uma vasta planície. E ali está, sobre uma colina, a verdadeira Grande Academia Arcana - um grande complexo universitário com várias torres e prédios, que expelem bolas de fogo e relâmpagos pelas janelas[5]!

Apesar de ser a mais conhecida, rumores dizem que o casebre de Valkaria não é a única entrada para a Grande Academia Arcana. Há outros portais escondidos em várias partes de Valkaria, e também em outras cidades. Conta-se até que algumas dessas passagens ficam em outros mundos[5].

Estudos na Academia ArcanaEditar

A Academia funciona como uma universidade moderna. Aceita qualquer aluno que possa pagar seus custos, com apenas umas poucas restrições. Os aprendizes assinam um contrato em que se comprometem a obedecer o diretor e os professores, e jamais usar a magia para lucro ilícito - ou para trapacear durante a semana de exames. O contrato também determina que, após a conclusão do curso, o mago não utilizará seus poderes para o mal. Se o fizer, será caçado por enviados especiais (normalmente criaturas de outros planos) e terá seus poderes estirpados[5].

Pessoas de qualquer raça capaz de utilizar magia podem se matricular na Grande Academia Arcana. Durante o último ano foram aceitos até mesmo um elfo-do-mar (o que exigiu adaptações especiais) e duas dragoas-gazelas de Galrasia. Várias figuras notórias já passaram pela Academia - e algumas ainda permanecem lá, como professores ou consultores. Todos obedecem o Mestre Máximo Talude, que também administra algumas aulas e palestras, mas tem como função principal coordenar toda a Academia[5].

Para facilitar o uso de magia por novatos, no interior da Grande Academia Arcana qualquer conjurador arcano tem seus poderes aumentados. Certas salas de aula e laboratórios especialmente preparados reduzem ou aumentam a dificuldade de conjurar magias. Durante seu período letivo, os estudantes têm grandes oportunidades de aprender novas magias. Na biblioteca da Academia há grimórios contendo praticamente todas as magias arcanas conhecidas[5].

É comum que os experimentos mágicos dos alunos da Academia resultem em acidentes - inclusive invocar heróis de outros mundos para Arton[5]. Mas alguns destes experimentos também dão certo, e os alunos da Academia já chegaram até mesmo a criar novas magias, como a Flor Perene[9].

Pesquisas e Relações ExternasEditar

Talude fornece apoio a diversos magos e similares que precisam de recursos para desenvolver pesquisas relacionadas a magia. Um destes pesquisadores é Julian, o mago de combate do Protetorado do Reino, que propôs ao Mestre Máximo da Magia criar novas técnicas e novas magias voltadas para o combate, e continua até hoje praticando na Grande Academia a pesquisa de mágicas de batalha. A Academia também fornece apoio material ao próprio Protetorado, colaborando com suas missões[4]

A Academia desenvolve também suas próprias pesquisas: ainda hoje, por exemplo, suas expedições tentam catalogar todas as espécies que infestam as Montanhas Sanguinárias, e a cada ano quase mil novos animais ou monstros são descobertos. É na Academia que se desenvolvem pesquisas sobre a origem dos elfos[10], sobre geologia e movimento das placas tectônicas[11], e é nela onde se estudaram os primeiros exemplares de demônios da Tormenta capturados e os simbiontes[5].

Foi nos laboratórios da Academia que foi desenvolvida a magia de Proteção contra a Tormenta, que os estatutos da Academia determinam que deve ser ensinada a qualquer grupo de aventureiros disposto a explorar uma área de Tormenta, desde que na volta entreguem um relatório de suas experiências (caso sobrevivam). A academia também possui áreas controladas onde a magia Momento de Tormenta pode ser invocada, para questões de estudos[9].

Em suas bibliotecas e depósitos reúne pelo menos um exemplar da maioria dos itens mágicos conhecidos em Arton, assim como acesso à maioria das magias conhecidas no mundo[1]. Nestas bibliotecas, muitos mestres do conhecimento também mantêm-se reclusos, afundados em livros e pergaminhos[12].

A Grande Academia também possui um acordo com os empresários da Arena Imperial de Valkaria - a Academia supervisiona os torneios de magia realizados na Arena. Além disso, quando um gladiador valoros perde a vida, alguns empresários pagam uma taxa à Academia para ressuscitá-los[5].

Ocupantes IlustresEditar

Áreas ImportantesEditar

ApariçõesEditar

Notas e ReferênciasEditar

Também no FANDOM