FANDOM

Doherimm
Doherimm.jpg
Brasão de Doherimm

Categoria

Reino [1]

Localização

Subterrâneos de Ramnor[1]

Coalizão

Reinado[1]

Regente

desconhecido

Aliados

desconhecidos

Inimigos

Ghillanin[2], Rodarhim Blackforge[3]

Primeira Aparição

Dragão Brasil 49

Última Aparição

Manual de Classes de Prestígio

Doherimm, a Montanha de Ferro, é o reino secreto dos anões, e o mais extenso reino existente em Arton. Localiza-se inteiramente no subterrâneo de Ramnor, em salões, corredores e cavernas infindáveis[4], fundados nas bases de sua capital, Doher, criada há cerca de 6 mil anos[5].

Foi uma das três únicas moradas que os anões continuaram a habitar após o ano de 809, quando Wordarion Thondarim teve uma visão inspirada por Heredrimm que os levou a se retirar em definitivo para o subterrâneo[5]. Dizem que, nas profundezas de Doherimm, os anões guardam Rhumnam, a espada sagrada do deus Khalmyr, e que esse vasto reino subterrâneo tem túneis e galerias esculpidas na própria rocha, capazes de envergonhar o mais talentoso artesão da superfície[6]. Alguns boatos vão mais além, dizendo que Rhumnam teria sido roubada[4].

Embora os anões se refiram à sua terra natal como Doherimm, seu reino é chamado em muitos lugares como Montanha de Ferro. O curioso é que ninguém sabe ao certo se o reino se situa mesmo sob uma montanha. O boato nasceu após o comentário de um goblin em uma taverna: "Para fazer tantas armaduras e espadas assim, eles devem ter uma montanha de ferro por perto!" A história se espalhou e o costume se difundiu[6].

Há muito tempo, o povo do reino esteve em guerra com uma raça de trolls subterrâneos chamada ghillanin, no evento que culminou com o assim conhecido Chamado às Armas. Este evento resultou na criação da Guarda de Elite de Doherimm, um destacamento especial do exército dos anões responsável por proteger áreas críticas do reino[2].

Existe uma preocupação muito grande quanto à falta de interesse dos anões em assuntos da superfície. Não se sabe qual será a atitude da nação anã diante da Tormenta ou da Aliança Negra. Espera-se que os anões apareçam com suas armas e máquinas de guerra para ajudar as nações da superfície quando preciso. O rei Thormy de Valkaria tem conversado muito com representantes de Doherimm a esse respeito, mas a reação dos anões só será conhecida no último momento, quando a guerra se iniciar. E então talvez seja tarde demais…[6]

HabitantesEditar

Os habitantes de Doherimm são extremamente orgulhosos de sua pátria e sua gente, acreditando que são capazes de sobrepujar qualquer desafio, e é comum que recebam treinamento militar e saibam lutar em formação como soldados[7]. Eles possuem técnicas secretas para forjar armas de grande qualidade, e é comum que armas com ligações especiais a uma família dos anões sejam passadas de geração em geração[1]; as armaduras produzidas no reino são quase indestrutíveis, comercializadas em Vectora[6].

Os habitantes do reino são os únicos que sabem como percorrer e evitar os perigos dos intrincados caminhos que levam a ele, e muitos são intolerantes a ponto de não confiar em ninguém[1]. Os anões também são grandes apreciadores de bebidas fortes, dos mais variados tipos. Rumores dizem que uma grande recompensa é oferecida a quem trouxer para Doherimm o segredo da fabricação do vinho atiu, mantido em sigilo pelos elfos negros[8].

Um tabu complicado entre os habitantes de Doherimm é o nascimento de anões negros, um acontecimento extremamente raro e visto como sinal de má sorte. O comportamento usual em casos como esse é o banimento da criança, que nunca poderá voltar ao reino. Um caso bastante conhecido é o de Rodarhim Blackforge, atual sumo-sacerdote de Tenebra, que além de ser expulso do reino ainda teve os pais sentenciados à pena de morte por ocultarem seu nascimento[3].

ReligiãoEditar

Os anões de Doherimm assumem Khalmyr (ou Heredrimm, como o chamam) como sua divindade principal. Esta poderia ser uma crença original do povo anão, ou então foi adotada graças à influência humana - não se sabe ao certo. Para os anões, Khalmyr tem os mesmos significados que os humanos lhe atribuem. Porém, quando é representado por artistas de Doherimm, o deus é mostrado como um valoroso guerreiro anão, com cabelo e barba negros e densos[3].

A segunda divindade mais cultuada em Doherimm é Tenebra, muito querida entre o povo anão apesar de sua rivalidade com Khalmyr. Em Doherimm ela não é vista como maligna, tem grandes templos e uma ordem bem organizada. A religião anã acredita que Tenebra seja na verdade a esposa do deus da justiça; uma vez que entre anões as brigas entre marido e mulher são muito comuns (e bastante violentas!), eles acham natural que Khalmyr e Tenebra estejam sempre em meio a escaramuças…[3]

Acesso a DoherimmEditar

Doherimm mantém relações comerciais com os huamnos, mas é muito difícil para qualquer não-anão chegar ao reino. Além dos inúmeros monstros, labirintos e armadilhas que existem ao redor do reino, todas as suas entradas são escondidas[4]. A real localização do reino é um grande mistério, que poucos não-anões conhecem. Uma lenda diz que as Cavernas Escuras escondem a entrada mais acessível para Doherimm, enquanto outras dizem que qualquer caverna no mundo serve como entrada para os túneis que levam ao reino - desde que se conheça as passagens secretas, os caminhos, os sinais rúnicos e as armadilhas, coisa praticamente impossível para qualquer não-anão[6].

Por um misto de encantamentos e convicções arraigadas, é impossível para qualquer anão revelar o caminho para Doherimm, e nem mesmo magias de leitura da mente funcionam para descobri-lo[4], fazendo com que todas as tentativas de extrair o segredo sejam bastante infrutíferas e inclusive resultem em um contra-ataque mental ao agressor[9]. Como mais uma barreira de proteção, anões jamais ensinam seu idioma nativo a qualquer membro de outra raça. Ver um anão utilizando seu próprio idioma fora de seu reino é algo extremamente raro[6]. Certa vez, os aventureiros Niele e Sandro Galtran surgiram em Doherimm por um teleporte mal-sucedido do Olho de Sszzaas, mas se teleportaram para longe logo em seguida[10].

Localizações ImportantesEditar

CidadesEditar

Guildas e OrganizaçõesEditar

ApariçõesEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória