FANDOM

Halfling
Halfling.jpg
Halflings

Divindade Patrona

Hyninn[1]

Tempo de Vida

desconhecido

Idiomas

desconhecidos

Altura

0,9m[2]

Peso

40kg[2]

Primeira Aparição

Tormenta - 1ª Edição

Os halflings, também chamados de hobbits ou apenas pequeninos, são uma espécie pacata e bonachona, alegre e acolhedora, baixa (ainda menores que os anões e rechonchuda [1], fraca, mas muito ágil e resistente a magia[2]. Têm pés grandes e peludos, e nunca usam sapatos. Os halflings vivem em comunidades isoladas dentro do Reinado, mas nunca participam de política ou das grandes decisões dos reinos. Apreciam boa comida, conforto e paz, raramente deixando suas casas[3].

Os halflings foram criados por Hyninn quando ele ainda era um deus menor, há cerca de 180 mil anos[1]. Porém, alguns estudiosos afirmam que eles são na verdade descendentes dos elfos, anões e humanos, pois apresentam características das três raças. E existe ainda uma lenda sobre uma grande caravana destas criaturas que teria, no passado remoto, chegado a Arton através de um portal no Deserto da Perdição - estabelecendo-se no reino peninsular hoje conhecido como Hongari[2].

Cultura dos HalflingsEditar

Diz a sabedoria popular que um halfling só atinge a verdadeira felicidade se conseguir três coisas: arremessar uma pedra mais alto e mais longe que qualquer outro; viver numa toca quente, segura e com comida suficiente para alimentar vinte humanos por dois séculos; e dançar até cair morto numa típica festa halfling[4].

Povo trabalhador e pacífico, os halflings gostam de levar a vida sem pressa. Quase todos preferem um vilarejo ou comunidade rural aos agitados centros urbanos como Valkaria ou Vectora. Esse comportamento é visto por alguns como sedentário e conformista, enquanto outros acreditam que os halflings estão mais do que certos em desejar conforto. Apenas os mais atrevidos e ambiciosos membros da raça escolhem a carreira de aventureiros, e estes são bem poucos[2].

Sua apreciação pelo conforto vem acompanhada por um bom paladar. Embora os elfos sejam conhecidos por seu paladar refinado e pratos exóticos, não existe povo com maior talento para a culinária que os halflings - a maioria das famílias reais de Arton adota membros desta raça como chefes de cozinha. Suas guloseimas mais famosas e conhecidas são os bolinhos de fubá (existe entre eles um jogo conhecido como Loomi, onde vence quem consegue comer o maior número de bolinhos), pernis de cabrito recheados com tabaco, e o gloom - um preparado mal-cheiroso feito de leite azedo, fumo e temperos diversos. Os halflings são também os maiores consumidores e produtores de tabaco do mundo[2].

Além disso, os halflings artonianos têm uma verdadeira paixão por esportes de arremesso. Desde o arremesso de pedras até o arco e flecha, os halflings tornam o tiro-ao-alvo uma espécie de "esporte nacional"[3]. Para esse propósito eles desenvolveram uma vasta coleção de armas e dispositivos, desde a tradicional funda até engenhocas complicadas, como o tai-tai e o tei-dotei. Embora o povo halfling use essas peças em esportes de competição, aqueles que se tornam aventureiros encontram no arremesso de pedras sua arma mais eficiente[2].

Terras dos Halflings e Relações com Outras RaçasEditar

Pequenas comunidades halflings podem ser encontradas em quase todos os pontos do Reinado, mas duas delas merecem destaque. Uma fica dentro das fronteiras de Deheon, próxima da capital Valkaria e é conhecida como Pequena Colina. A outra trata-se da segunda maior nação não-humana do Reinado, o reino peninsular chamado Hongari[2]. Existe também, em Valkaria, um bairro exclusivo de halflings[5].

Halflings têm um senso de humor simples, intermediário entre a rudeza dos anões e a sutileza dos elfos. Entre amigos, halflings são gentis e observadores, mas nunca atrevidos. No entanto, sua companhia pode ser enfadonha se eles estão contentes ou exageraram no vinho[2].

Extremamente sociáveis, os halflings são bem aceitos entre todas as raças. Anões os toleram, achando-os calmos e inofensivos. Elfos apreciam a companhia dos pequeninos, pois sabem o apreço que essas criaturinhas têm pela natureza. Os goblins em geral não têm problemas para lidar com os halflings, visto que ambos têm uma pequena "quedinha" para o crime. E os humanos gostam dos halflings, sempre hospitaleiros e gentis com todos[2].

Aventureiros HalflingsEditar

Halflings aventureiros são muito raros. Além de sua índole pacífica, outro fator que colabora para que não se aventurem é a sua pouca aptidão para quase qualquer carreira aventuresca. Eles não possuem muito talento para combate nem para magia, e nem uma ligação especial com os deuses. Só se destacam como ladinos — mas, ironicamente, ladrões, espiões e tipos furtivos são muito mal vistos nas comunidades halflings[3].

Alguns halflings são bons artistas e cantores, tornando-se bardos; ou então amigos da natureza, dedicando-se à carreira de druida [2]. É comum que sejam clérigos do Grande Oceano, e simpatizam com Hyninn - que veem como um deus despreocupado e brincalhão[6]. Mas embora Hyninn seja tido como o criador dos halflings, atualmente ele não é a divindade principal da raça, sendo substituído por Marah e Lena. Hyninn costuma ser venerado apenas por halflings aventureiros, e seu culto não é bem visto nas comunidades[2].

O mais natural é encontrar halflings aventureiros em grupos de humanos, elfos e anões. Grupos totalmente compostos por halflings são raríssimos, mas existem; o mais poderoso deles é conhecido como os Bons Halflings [2].

CuriosidadesEditar

  • A raça dos halflings é originária do jogo Dungeons & Dragons. Inspirada nos hobbits da Terra-Média de Tolkien, ela deveria ter esse nome originalmente, mas a família de Tolkien não autorizou o uso do nome. Então o jeito foi "inventar" uma outra raça de homenzinhos rechonchudos e de pés peludos. A palavra halfling vem de "half of something", ou "metade de alguma coisa em inglês" - justamente porque sua altura média é a metade de um humano[2].

Halflings NotáveisEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória