FANDOM

Hyninn
Hyninn2
Hyninn

Outros Nomes

Mith-Allinnor (entre os anões), Quindallas (entre os elfos), Wang-Ho (entre os tamuranianos)[1]

Status

Vivo[2]

Ocupação

Divindade Maior[2]

Portfólios

Halflings, Ladrões, Trapaça[1][3]

Sumo-Sacerdote

Severus[1]

Primeira Aparição

Tormenta - 1ª Edição

Última Aparição

Manual de Classes de Prestígio

Classe e Nível

desconhecidos

Tendência

desconhecida

Hyninn é o Deus da Trapaça, Brincadeiras, Artimanhas e dos Ladrões e uma das vinte divindades maiores do mundo de Arton. Filho de Nimb, antigamente era um deus menor, mas ascendeu ao posto maior juntamente com Ragnar após a queda de Tillian e do Terceiro na Revolta dos Três[2]. Há cerca de 180 mil anos, quando ainda era um deus menor, criou a raça dos halflings[3].

Praticamente cada guilda de ladrões em Arton tem pelo menos um sacerdote deste deus, atuando como conselheiro ou até mesmo líder[1], e seus templos são considerados lugares sagrados pelos ladrões, isentos de roubos[4]. É bastante venerado por trapaceiros arcanos em geral[5], mas Hyninn não é louvado apenas por ladrões: alguns de seus seguidores são governantes e estrategistas, que admiram sua esperteza. Ele também tem a simpatia dos halflings, que o veem como um deus despreocupado e brincalhão[1], apesar de que atualmente ele não é a divindade principal da raça e costuma ser venerado apenas por halflings aventureiros, com seu culto não sendo bem visto nas comunidades[6].

As motivações de Hyninn não podem ser consideradas boas ou más. Em um dia ele pode armar um plano que poderá frustrar os planos de Khalmyr, o deus da justiça; e no dia seguinte seria capaz de tramar contra o próprio Ragnar, salvando milhares de vidas. Conta-se até que ele teria participado do esquema que impediu o deus Sartan de atacar o plano material, durante a saga do Disco dos Três[1]. Graças a sua influência e à de Thyatis, os habitantes de Hongari são capazes de falar com os mortos através de suas preces[7].

Ao que parece, Hyninn não quer mais poder ou mais seguidores do que já tem. Seu único objetivo é provar que é o mais esperto e ardiloso dos deuses. Hyninn é conhecido por armar planos mirabolantes (mas quase sempre inofensivos) apenas para assustar, desconcertar ou humilhar os outros deuses. O símbolo de Hyninn é uma raposa[1].

Relações com o PanteãoEditar

Aparentemente, Hyninn não é amigo ou inimigo de ninguém - nenhum deus é tolo o bastante para confiar nele. Mas é verdade que o deus trapaceiro costuma irritar imensamente Khalmyr e Lin-Wu[1].

No Panteão, quase todos tratam Hyninn como um deus inofensivo, uma espécie de bobo da corte. Mas outros acham o deus da trapaça traiçoeiro demais para ser confiável, e acreditam que por trás de suas brincadeiras aparentemente despretensiosas existe um plano muito, muito maior… Ele comumente age em conjunto com Nimb, que alguns dizem ser seu pai. Hyninn também costumava se considerar o grande rival de Sszzaas; o deus da intriga, traição e mentira havia sido o único realmente capaz de desafiar sua esperteza[1].

Ver TambémEditar

ApariçõesEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória