FANDOM

Ordem dos Cavaleiros da Luz
Greenfeld
Alenn Toren, o Comandante da Ordem da Luz

Categoria

Ordem de Cavalaria [1]

Base de Operações

Castelo da Luz, Bielefeld [1]

Líder

Alenn Toren Greenfeld[2]

Aliados

Bielefeld, servos de Khalmyr [3]

Inimigos

Portsmouth [3]

Primeira Aparição

Tormenta - 1ª Edição

Última Aparição

A Ordem dos Cavaleiros da Luz é uma ordem de nobres cavaleiros devotados a Khalmyr, uma das duas ordens de cavaleiros mais importantes de Arton, fundada no ano de 1290[1] pelo notório clérigo Arthur Donovan II. Após uma vida de aventuras ao lado de Thallen Devendeer e seu grupo de aventureiros, ele decidiu seguir seu caminho, resolvendo que Arton precisava de um grupo de guerreiros honrados para proteger o povo, a vida e os preceitos de Khalmyr[2].

Arthur seguiu sua jornada, viajando até encontrar o local que acreditavam estar marcado com o sinal divino de Khalmyr, onde então fundou a Ordem. Sediada no Castelo da Luz, na cidade de Norm, a Ordem dos Cavaleiros da Luz é uma das organizações mais respeitadas pelo povo do continente. Mas mesmo gozando de prestígio entre a população de Norm e boa parte dos arredores (com exceção do condado de Portsmouth, terra do Conde Ferren Asloth, inimigo jurado de Norm e dos cavaleiros), acredita-se que a Ordem da Luz tenha sido amaldiçoada[2].

O boato se deve à traição de Trevor Raynieck, desmascarada por Phillip Donovan (filho de Arthur); e, principalmente, pela "queda" de Arthur Donovan III, neto do fundador da ordem, que tornou-se repentinamente um cavaleiro maligno, frio e cruel. Após a desgraça ocorrida, Phillip Donovan, o mais carismático dos líderes da Ordem, faleceu em desgosto. Como novo comandante assumiu Alenn Toren Greenfeld, antigo braço direito de Phillip[2].

Graças às maquinações do conde Ferren Asloth, os Cavaleiros da Luz não são tolerados no reino de Portsmouth, sendo vistos pela população como uma ordem corrupta e enfrentando diversas escaramuças com o reino desde sua ascensão em 1380[3] (cogita-se que estas animosidades tenham sido alimentadas por um clérigo de Keenn[4]). Todos estes problemas causaram desgaste à Ordem, que teve de se renovar. A partir de 1394 uma "nova geração" de Cavaleiros da Luz começou a surgir[1].

Estrutura da OrdemEditar

Composta apenas de cavaleiros da mais alta estirpe, a seleção da Ordem da Luz é muito rígida e exige dos candidatos uma série de duros testes. O candidato começa como escudeiro, quase sempre aos 10 anos[2]. Ao serem decretados cavaleiros, eles recebem uma espada, que simboliza a sua honra, de sua Ordem e de sua família. Eles jamais podem abandonar esta espada, que será passada de pai para filho. Como diz um ditado solene entre as Ordens: "Minha vida é minha espada e minha espada é minha vida"[4]. Comenta-se que a magia Mundo dos Sonhos é usada para testar candidatos e observar seu comportamento, antes que sejam aceitos na Ordem[5].

Como servos de Khalmyr, os Cavaleiros da Luz nunca podem possuir itens mágicos. Desde a "queda" de Arthur Donovan III, a subsequente morte de seu pai e líder da Ordem, e a desgraça de Erinn Northwood, todos acreditam que as artes místicas não são mais confiáveis; desde então o uso de itens e armas mágicas é totalmente proibido[4].

Embora existam alguns poucos cavaleiros de origem camponesa, a maioria dos membros da Ordem provém de famílias nobres de Arton. Costuma-se dizer na alta sociedade de Arton: "uma família nobre sem pelo menos um membro entre os cavaleiros, não é realmente nobre"[2]. Uma vez por ano é realizado em Malpetrim o tradicional Duelo das Ordens - um torneio amistoso entre os cavaleiros da Luz e os cavaleiros de Khalmyr, com seus melhores guerreiros se enfrentando em disputas de exibição[4].

IntegrantesEditar

CuriosidadesEditar

  • Em sua origem, os Cavaleiros da Luz tinham muitas similaridades com os Cavaleiros de Solamnia, do cenário de Dragonlance. Mais tarde, o autor J.M. Trevisan modificaria isso.

ApariçõesEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória