FANDOM

Este artigo é sobre o posto de sacerdote máximo dos deuses maiores. Para outros significados de "Sumo-Sacerdote", veja Sumo-Sacerdote (desambiguação).
Sumo-Sacerdotisa

O sumo-sacerdote é o representante máximo de um dos vinte deuses maiores do Panteão sobre o mundo. Ele não é necessariamente o clérigo mais poderoso de uma divindade, uma vez que a escolha dos deuses para o cargo é baseada em fatores que apenas eles conhecem - ou, segundo alguns estudiosos, não são nem mesmo os próprios deuses que fazem esta escolha [1].

De acordo com sua vontade, um deus pode remover o status de um sumo-sacerdote - mas este é um evento raro, que ocorre apenas quando o clérigo comete uma grave infração das obrigações e restrições do deus. Mesmo que isso aconteça, o cérigo pode ainda tentar uma missão de penitência para recuperar seu posto[1].

Normalmente cada deus conserva um único sumo-sacerdote, mas existem exceções - como o Deus-Sol Azgher, que possui dois irmãos como sumo-sacerdotes. Um deus pode também transformar um servo em seu sumo-sacerdote temporariamente, apenas para a execução de uma tarefa específica [1].

Um sumo-sacerdote precisa seguir as obrigações e restrições específicas de seu deus, mas em compensação recebe diversas habilidades especiais, que incluem o acesso a todos os poderes concedidos do deus, a punição divina (autoridade para cancelar os poderes de outros servos da mesma divindade do sumo-sacerdote) e a proteção divina (proteção contra os poderes de outros servos da mesma divindade) [1]. Desobedecer ordens do sumo-sacerdote é o mesmo que desobedecer o próprio deus, e significa o cancelamento imediato de seus poderes divinos[2].

Divindades menores também têm sumo-sacerdotes, mas eles não recebem poderes extras por isso[2].

Lista de Sumo-Sacerdotes Atuais

Lista de Sumo-Sacerdotes Antigos

Lista de Sumo-Sacerdotes Menores e Paladinos Únicos

Notas e Referências