FANDOM

Troglodita
Troglodita.jpg
Troglodita

Divindade Patrona

Luah-kai [1]

Tempo de Vida

em média 83 a 84 anos[2]

Idiomas

Dracônico; Gigante, Goblin, Valkar[1]

Altura

até 1,80m[2]

Peso

desconhecido

Primeira Aparição

Tormenta - 1ª Edição

Troglodita

Categoria

desconhecida

Habitat

Cavernas e túneis de Galrasia, Lamnor e Montanhas Sanguinárias

Tendência

desconhecida

Primeira Aparição

Tormenta - 1ª Edição

Última Aparição

Manual de Criação de Monstros

Trogloditas, ou trogs, são uma raça guerreira de homens-lagarto carnívoros que vivem em cavernas e túneis, como os anões[3].

OrigensEditar

A raça troglodita foi concebida por Tenebra, a deusa da noite e das trevas, há cerca de 150 mil anos[4]. Houve uma vez em que, enciumada diante dos homens-lagarto que serviam ao deus dos monstros Megalokk, Tenebra teria desejado ter seus próprios homens-répteis. Então ela escolheu uma comunidade de anões e mudou seus corpos, transformando todos em sauróides. Isso explicaria porque os trogloditas e anões têm tanto em comum[2]. Outra história diz que, na verdade, os trogs foram uma evolução paralela aos mamíferos, sendo que ambos surgiram a partir dos sinapsídeos, répteis avançados que não se tornaram dinossauros [2].

Características FísicasEditar

Trogloditas medem até 1,80m de altura, vivem nos subterrâneos, gostam de aço e cerveja e têm um ódio mortal pelos seres humanos. Trogloditas têm mãos com garras, pés parecidos com patas, cabeça de lagarto, uma cauda curta e pele revestida com pequenas escamas coriáceas. Os machos se diferenciam das fêmeas por sua crista atrás da cabeça. A cor vai do verde ao cinzento. Não usam roupas, mas são vistos com peças de armadura e cordões enfeitados com objetos de aço. São carnívoros: alimentam-se de qualquer criatura que consigam apanhar, mas preferem carne humana[2].

Trogloditas são o mais primitivo povo sauróide, aqueles que mais se parecem com répteis. Têm sangue frio, sendo mais vulneráveis a climas ou mágicas de frio, e também põem ovos. Atingem a idade adulta rapidamente, aos dez anos. Exceto por esse detalhe, seu tempo de vida médio é igual ao dos humanos [2].

Trogs são bastante resistentes, mas não muito ágeis ou espertos. São capazes de enxergar no escuro e sua pele pode mudar parcialmente de cor, camuflando-se com o ambiente - além de ser muito resistente. Possuem garras e presas afiadas e, quando ameaçados, podem expelir uma secreção oleosa de odor nauseante que causa ânsias e enjoos em todos aqueles próximos. Eles demoram cerca de 24 horas para produzir novamente essa secreção[1], e suas propriedades os fazem ser vítimas de caçadas dos bugbears da Aliança Negra, que sabem armazenar esse óleo em frascos para utilizar contra seus inimigos[5].

Trogs são muito inclinados a ser bárbaros[1], e sua tática de combate favorita é usar seu poder camaleônico para se esconder, armar uma emboscada e atacar à distância, com lanças e dardos. Os sobreviventes são confrontados em combate corporal, enfraquecidos pelo óleo fedorento e facilmente vencidos[2].

Cultura e ComportamentoEditar

As relações dos trogloditas com outras raças são conturbadas. Eles odeiam os humanos com todas as forças, dedicando suas vidas a matá-los e roubar seu aço. Apesar de seu quase parentesco com os anões, não existe qualquer simpatia entre estes povos. Ninguém gosta dos trogloditas, nem mesmo os outros povos-lagarto de Arton [2].

Existem certas similaridades entre os trogloditas e os anões. Dizem que a deusa Tenebra conservou neles essas semelhanças por ter muito orgulho do povo anão. Trogloditas gostam de viver nos subterrâneos, em grandes complexos de túneis - mas escolhem viver em cavernas naturais, em vez de escavá-las como fazem os anões. Trogloditas também gostam de cerveja, e sabem produzi-la (estranhamente, a fermentação de cerveja é a "ciência" mais avançada deste povo) [2].

Infelizmente, existe um traço marcante dos anões que os trogloditas não possuem - o talento como ferreiros. Este povo não sabe forjar metais, e isso parece ser motivo de grande frustração para eles. Talvez por isso, os trogloditas valorizam imensamente armas e outros objetos feitos de aço. Eles atacam povoados humanos e de outras raças, matando todos os seus habitantes para devorar sua carne e roubar suas ferramentas e outras peças metálicas. Trogloditas usam objetos de aço como jóias, um símbolo de status entre eles[2].

Uma profecia terrível sussurrada entre os trogloditas dizia que quando nascesse um trog anão, este seria portador de um terrível fim para toda a espécie. Mas os trogs não poderiam matá-lo, pois isso resultaria em uma maldição ainda pior para a espécie. Acredita-se que o troglodita desta profecia seja Tork que, assim que veio ao mundo medindo metade do tamanho normal para um filhote, foi levado para longe da comunidade e abandonado por seus iguais[1].

Seria esperado encontrar estas criaturas vivendo em áreas remotas, mas não acontece assim. Embora existam muitos em Lamnor, o Reino Bestial, a maior parte dos clãs vive em lugares montanhosos próximos de povoados humanos; dali eles armam emboscadas contra viajantes e lançam ataques contra aldeias[2]. Possuem também diversas tribos na ilha de Galrasia, que parece ser o berço de sua civilização[3].

ReligiãoEditar

A principal deusa entre os trogloditas é Tenebra (ou Luah-kai, como a conhecem), mas eles também podem venerar a Divina Serpente (que eles chamam de Li-chak) e Megalokk[6].

Trogloditas NotáveisEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória